"Uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana." (Huizinga, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ed. Saão Paulo: Perspectiva, 2007)
De todos os brinquedos que a vida me deu, o que mais me cativou foi o de jogar com as palavras. O jogo se faz completo quando escrevo e alguém replica, quando replico o que escrevem... É na intenção de reunir jogadores e assistência, que meu blog é feito.



sexta-feira, 7 de março de 2014

De Maria e Sofia - pelo seu e nosso dia

Quero contar pra você
que me ouve ou que me lê
uma história bem antiga
mas que até hoje me instiga
e precisa ser lembrada:
É história de Maria
e de Maria Sofia
uma história de virada.

Um dia disseram à Maria
que exato por ser Maria
é que ela não poderia!
A bem mandada Maria 
ouviu essa cantoria
e seguiu ressemeando 
proposta de acinesia:

Maria disse à Maria
e a João, a Pedro e Bia
que às Marias não caberia
e a homilia se estendeu
por séculos, meses, dias:
Maria não deveria
somente por ser Maria! 

Um dia, certa Maria
filha e neta de Maria
questionou a acrasia
vinda já por tantas vias
de amigas, primas e tias.
A mal mandada Maria
julgou que não deveria,
por ser Sofia Maria,
condenada à afasia
e à eterna paralisia.

E Sofia não queria
negar em si a Maria
tampouco também queria
viver em autofagia
achava que sim, podia,
que o corpo a si lhe cabia
queria sair à rua,
voar com o vento que ia...

Com toda sua energia
pro outro lado do mundo
Sofia se transporia
e a todos gritaria
e às Marias chamaria
seu sorriso espalharia
com respeito e alegria
os direitos que exigia.

E ninguém lhes imporia 
silêncio, por medo ou cria,
aquela monofonia 
de que ela não deveria
somente por ser Maria
Maria é quem quebraria - 
Maria e Joana e Lia
E Adélia e Ana e Luzia
E Antônia e Clara e Sonía.

Esse grito de Sofia
- a mal mandada Maria - 
ecoa em mim todo dia
e exige que eu não me cale
pra que a injustiça se abale
uma certeza me guia: 
a voz de quem quer que fale
que exato por ser Maria
Maria não deveria
é machismo e hipocrisia! 

Essa história tão antiga
continua, amigo, amiga
precisando ser contada
pra que brotem e vicejem
outras Marias que almejem
nunca mais ser bem mandadas.

Se um mundo de igualdade
de amor, de liberdade 
é o mundo que nos convenha
que morra o gesto covarde
e que nasçam todo dia 
mil e uma mais Sofias 
como Maria da Penha.

Nenhum comentário: